Alteração de Características

A inspeção de segurança necessárias em veículos transformados ou com alterações de características é um serviço disponibilizado pela SIVI GNV, cuja inspeção se dá mediante a autorização prévia a ser obtida pelo proprietário do veículo do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Mas, afinal, o que é considerado alteração de característica?

SÃO ALTERAÇÕES DE CARACTERÍSTICAS:

Mudança de Carroceria;
Eixo Suplementar;
Adaptação para Pessoas com Deficiência Física;
Adaptação para Formação de Condutores;
Mudança de Espécie/Tipo;
Mudança de Combustível;
Estrutura;
Sistema de Segurança;
Mudança de Modelo/Versão;
Mudança de Potência/Cilindrada;
Mudança de Capacidade.

 

PARA FAZER QUALQUER TRANSFORMAÇÃO EM SEU VEÍCULO, É NECESSÁRIO:

  1. Solicitar a autorização prévia ao DETRAN;
  2. Fazer o serviço em empresa especializada com o registro no CREA e que tenha um responsável técnico engenheiro mecânico ( para cumprir a Deliberação Normativa DN-007/00 CEEMM – CREA/PR);
  3. Exigir Exija Nota Fiscal tanto dos componentes, quanto dos serviços.

 

O QUE NÃO É PERMITIDO FAZER:

alteracao_caracteristicaVeículo “rebaixado”: embora seja permitido rebaixar seu carro, observe que é proibido o sistema para regulagem de altura na suspensão ( exemplo: suspensão tipo rosca) de acordo com a resolução 291 e 292 do DENATRAN.
Alteração no motor de gasolina para diesel: a Portaria 23/94 do DNC Proibe o consumo de óleo diesel em veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto com capacidade inferior a 1000 kg, computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.
Modificação ou transformação da estrutura original de fábrica: a Resolução 291 e 292 DENATRAN proíbe a modificação ou transformação da estrutura original de fábrica dos veículos para aumentar a capacidade de carga ou lotação, visando obter o benefício da Portaria 23/94 do DNC.

Clique aqui e conheça outras deliberações e normatizações do Detran/ Denatran!